sábado, 2 de abril de 2011

Atividade disciplina PAE: Pós TICEDU

A educação tem sofrido grandes transformações nos último anos. Com certeza a inclusão da tecnologia da informação e comunicação na educação vem ajudando professores a se inserir nesse novo mundo digital.


Nessa nova perspectiva, o estudante, com o auxílio das TICs, deixa de ser um ser passivo, receptor de conteúdos e passa a ser um ser pensante, questionador, pesquisador, cuja autonomia transforma e efetiva sua forma de aprender.


Os professores dessa nova era digital são obrigados a abandonar seus velhos diários de classe e folhas mimiografas para se inserir nesse novo ambiente de ensino, principalmente no que diz respeito ao uso da web como fonte promotora de aprendizado.


Uma forma bastate utilizada pelos educadores é o uso do blog como ferramenta de construção de aprendizado. Nele os alunos podem ler sobre conteúdos, realizar as atividades, buscar fontes de pesquisa, interir com o professor e colegas e também encontrar links disponibilizados para determinado assunto, como nos casos de projetos de aprendizagem, cada vez mais utilizados.


Sem dúvida, é o momento para que os trabalhadores da educação busquem (in) formação para trabalhar com essa nova geração de aprendizes que há muito dominam as tecnologias. Devemos torná-las nossas aliadas, buscando conhecimento para incluí-las em nossa prática pedagógica e encontrando meio de efetivar o aprendizado de nossos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário