sexta-feira, 24 de outubro de 2014

RELATÓRIO


-->
O relatório é um documento em que são registrados os resultados de uma experiência, de um procedimento ou de uma ocorrência. Pode ser mais simples ou mais complexo, dependendo do que vai ser registrado ou da sua intenção. A linguagem é clara, objetiva e concisa e, em geral, segue os padrões da norma culta.
Também pode constar no relatório a indicação de remetente e de destinatário. Para complementar, esse texto pode usar elementos como gráfico, quadro informativo, tabela, descrições, relatos de fatos, dados numéricos.
Um relatório pode apresentar as seguintes partes:
Título: objetivo e sintético.
Objeto: introdução ao tema, ao objetivo do trabalho.
Delimitação: explicação dos limites do relatório.
Referências: fontes de consulta.
Texto principal: desenvolvimento do relatório.
Conclusões: resumo, resultados, constatações.
Em sua vida escolar e em sua vida profissional, você pode ser convidado a fazer vários tipos de relatório.

Exemplo de Relatório

-->
 

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO

Para: Coordenador da 2a Coordenadoria Regional de Educação
De: Supervisora de Patrimônio
Assunto: Inspeção de cancha de esportes
Data: 6 de fevereiro de 2002

Senhor coordenador:

Inspecionei, conforme suas orientações, a cancha de esportes da Escola São Francisco de Assis, para averiguar a veracidade das denúncias de pais que apontaram falta de condições físicas do local. Afirmou-se que a cobertura ofereceria perigo às crianças e pessoas que ali circulam. Foram apontados também problemas nos vestiários e sanitários, como falta de chuveiros e deficiência na iluminação.
Vistoriei o local demoradamente em todas as dependências e constatei o seguinte:
a) Cobertura – Há várias telhas com rachaduras. Em dias chuvosos, a água invade o ambiente em vários pontos. Todavia, não constatei danos estruturais que representem risco à integridade física dos frequentadores. Recomendo a substituição das telhas danificadas, sob pena de se deteriorar o madeirame que suporta o telhado e, aí sim, haver perigo até de queda de cobertura.
b) Vestiários e sanitários – Constatei falta de alguns chuveiros, lâmpadas queimadas e vidraças estilhaçadas. É urgente a substituição das lâmpadas e das vidraças e a reposição dos chuveiros.
c) Orçamento – Este relatório segue às mãos de V.Sa. sem o orçamento das reformas necessárias. Agi assim para que fosse dada imediata satisfação aos denunciantes e à comunidade. O orçamento completo será encaminhado assim que estiver concluído.
Atenciosamente

Fulano de tal
Supervisor de Patrimônio

SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redação: ensino médio. 2. ed. São Leopoldo: Moderna, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário